quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ameixa de Elvas em cama de Panetone


( Imagem da Net)

O Panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem.
O pão doce de Natal possui uma fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, como o damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra, e a uva passa.
Uma antiga lenda diz que este bolo foi criado no Séc.XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça, e que para impressionar o seu futuro sogro criou uma nova receita de pão recheado com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di Toni", ou seja o pão do Toni, actualmente é chamado de Panetone. 





( Imagem da Net)

Quis a natureza que na Ásia Menor nascesse um fruto que cientificamente se apelidou de "prunus domestica".
Dali passou para a Europa, e encontrou em França todas as condições climatéricas para se desenvolver. Quis a História que um dia os franceses invadissem Portugal, e aqui plantassem as árvores da ameixa Rainha Cláudia ou de França, e em Elvas encontrassem condições tais de clima, e solo, logo se passaram a designar de ameixas de Elvas. É no Séc.XIX que surge em Elvas a primeira fábrica de doçaria, e cristalização de frutas, com especialização no tratamento da Ameixa de Elvas.
Por isso hoje deixo-vos uma deliciosa sobremesa, que vi num jornal da região onde moro, com estes dois ingredientes, que depois de algumas alterações feitas por mim, achei que poderia ser uma excelente escolha para a Ceia de Natal. Espero que gostem.

Ingredientes:
1 Panetone
1 Frasco de ameixas d`Elvas
2 dl de natas
2 Colheres ( sopa) de açucar
Chocolate derretido q.b ( usei uma lata da nestlé )
Canela q.b
Vinho do Porto q.b

Preparação:
Corte o panetone em fatias e disponha-as em pratos individuais.
Faça uma calda de vinho do porto ( poderá usar também sumo de laranja, outro que prefira) com um pouco de água, e açucar q.b, e regue o panetone.
Por cima, disponha uma ameixa, e regue com um pouco da calda das ameixas.
Batas as natas em chantilly, adicione o açucar, e coloque por cima da ameixa, derreta o chocolate e coloque por cima do chantilly, polvilhe com a canela.
Decore a gosto.
Bom apetite!!



2 comentários: