segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Garoupa à Zé do Pipo



Não posso negar que lá em casa as nossas refeições são maioritáriamente à base de carne.
Um destes dias decidi que iamos comer peixe. Peixe cozido estava fora de questão, os miúdos não são apreciadores, e eu também não, confesso!
Apetecia-me bacalhau à Zé do Pipo, mas logo descobri que bacalhau não tinha, mas tinha lombos de garoupa, e pensei "é mesmo isto", lombos de garoupa à Zé do Pipo.
Posso dizer-vos que fica divinal.
Deixo-vos a receita, que é em tudo igual ao dito bacalhau do Zé do Pipo, com algumas alterações.

Ingredientes:
4 lombos de Garoupa ( ou bacalhau)
2,5 dl de leite
2 Cebolas
2 Dentes de alho
Maionese
Azeite
Miolo de camarão ( a receita original não leva mas achei que ficava bem)
Batas cozidas para Puré
Sal
Pimenta
Noz moscada

Preparação:
Leve ao forno os lombos de garoupa cobertos de leite, e deixe cozer mas sem ficarem duros.
À parte refogue as cebolas, os alhos no azeite.
Assim que os lombos estiverem cozidos, retire-lhe o leite restante, e junte-lhe o refogado, e o miolo de camarão previamente cozido.
Entretanto coza as batatas em água e sal, e depois de cozidas faça puré com o leite onde cozeu os lombos, tempere com pimenta, e noz moscada.
Cubra os lombos com maionese, por cima coloque o puré, e leve ao forno a alourar.
Sirva acompanhado de uma salada, ou legumes.

Bom Apetite!


4 comentários:

  1. Ao contrário da tua casa, Carla, na minha casa as refeições são maioritariamente á base de peixe, e esta parece-me uma óptima sugestão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Oi Carla,
    Muito obrigada pela visita. Seja sempre bem vinda.
    Ainda não experimentei esse peixe garoupa, mas deve ter ficado uma delícia com esses ingredientes. Amei.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Vim conhecer seu blog!
    Gostei muito dessa receita, ficou ótima!

    Já estou seguindo seu blog!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderEliminar
  4. Ola Carla,
    Venho agradecer e retribuir a visita
    ao meu blog. Ja estou seguindo :)
    Gostei muito das receitas, que vão
    aqui na sua cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar